Confesso que nunca fui particularmente interessada em visitar Portugal apesar de sempre ouvir coisas boas sobre o país.
Acredito que por ser um país de língua portuguesa e a cultura ser um pouco equiparada à brasileira eu acabei não me interessando. Afinal, eu procurava aventuras, explorar o diferente, o novo.
Apesar disso acabei comprando uma passagem quando passei 4 meses viajando pela Europa, e fico extremamente feliz por tal decisão. Foi uma surpreendente surpresa.
Minha viagem foi para Algarve, região ao sul de Portugal, final da primavera europeia, início de junho. Meu voo partiu da Suíça, onde ainda fazia frio, e já ao chegar sou agraciada com um belo dia ensolarado.
Eu iria poder apreciar dias quentes, de praia, sombra e cidra fresca, na época eu estava vivendo um caso de amor com a cidra. Além disso, eu não teria que enfrentar a multidão de turistas típico da alta temporada, bem como aproveitaria preços de baixa temporada.
Bônus, bônus, bônus. A viagem já tinha começado muito bem.
Chegando em Algarve
Cheguei pelo aeroporto de Faro, e de lá fui direto para Portimão de trem, uma viagem supertranquila. Em Portimão fiquei em um hostel que os donos e todos os funcionários eram brasileiros, Hostel S. José, super recomendo.
Um lugar super limpo e tranquilo, por não ser alta temporada o hostel estava bem vazio. Os quartos são espaçosos. Com banheiro privativo e muito limpos, a área de convivência é bem espaçosa, e o lugar conta ainda com um terraço. Tem TV, jogos, sofá, redes.
É tudo bem aconchegante e confortável. Para falar a verdade passei algumas noites por ali mesmo, cantando, jogando ou batendo um papo com outros hospedes.
Um hostel em que os funcionários e os donos fazem você se sentir em casa, até me convidaram para um almoço que estava fazendo para uns amigos que vieram visitar da Espanha.
O hostel é bem perto da praia e da rua principal, com lojas, hotéis, bares e restaurantes diversos. No hostel mesmo é possível encontrar alguns tours, eu fiz um com uma outra hospede.
Nesse tour visitamos a famosa Gruta de Benagil, um lugar simplesmente maravilhoso.
Gruta Benagil, Praias e Falésias
Nadamos da praia até a gruta e passamos um tempo na gruta admirando a beleza, depois disso visitamos mais algumas praias mais afastadas e de beleza estonteante.
Realmente me surpreendi com tanta beleza, não esperava que fosse tão lindo.
Algarve com certeza surpreende por suas praias, seu mar de vários tons de azul e verde, é uma vista espetacular. É simplesmente impossível não se surpreender com as magnificas falésias e a cor do mar.
Além disso, o mar tem uma temperatura bem agradável, é calmo -pelo menos em Portimão, e com uma infraestrutura que não deixa a desejar.
Passar os dias em Portimão foi simplesmente maravilhoso, com certeza vale a pena só pela beleza do lugar, mas visitar Portugal tem um plus.
Praias lindas, natureza estonteante, comida boa, é para completar é um lugar relativamente barato se comparado com os seus vizinhos europeus.
Então se estiver a fim de economizar ou dar uma folga pro bolso durante sua visita pela Europa, com certeza Portugal deve constar na sua lista, e Algarve é parada obrigatória.
Portimão é uma cidade calma, mas pelo que pude perceber, a região de Algarve tem cidades para todos os gostos, das mais badaladas e cheias surfistas às mais calmas com resorts e exclusividade.
Acredito que seja uma região para todos os gostos e bolsos.
Então, se você gosta de mar, sol e água fresca com o atrativo de não ter que gastar demais com certeza Portugal é seu lugar.