Viajar é trocar a roupa da alma, mas convenhamos que nem sempre essa roupa é barata ou temos condições de pagar pela viagem dos sonhos. Muita coisa pode impactar na nossa disponibilidade de fazer uma viagem. O trabalho, câmbio, economia, inflação e tantos outros fatores podem influenciar na hora de decidir um destino.
Sei que não dá pra fazer milagre sempre, mas se sua prioridade é viajar, assim como eu, você irá dar um jeitinho. Dá pra aproveitar uma viagem gastando menos, e com isso viajar mais vezes.
Nesse post trago 6 hábitos que te ajudam economizar nas suas viagens
1 – Fique de olho no cambio
Acompanhe o valor do cambio antes de escolher o seu próximo destino. Se o euro ou o dólar não tiverem câmbios favoráveis, dispense países com essas moedas.
Procure lugares em que o cambio seja favorável ou opte por fazer uma viagem doméstica.
2 – Prefira viajar na baixa temporada
Escolher bem o destino e quando ir é fundamental para garantir que você gaste menos. Fuja de países e destinos badalados na alta temporada. Vá um pouco antes ou depois.
Com isso você economiza na passagem, acomodação, passeios e eventos. Assim também evita uma multidão de turistas. É importante pesquisar o destino pois alta e baixa temporada varia muito de acordo com a estação do ano.
3 – Acomodação
Quando o assunto é onde ficar as opções não são poucas, e, com certeza, escolher o tipo de acomodação pode fazer uma mega diferença no orçamento.


Evite hotéis e acomodações mais centrais, que tendem a ser mais caras. Só se distanciando um pouco do centro já dá pra economizar. Opte por um hostel, ou, se não é muito sua vibe, um Airbnb.
Tanto o hostel quanto o Airbnb além de saírem mais barato, especialmente se for em grupo, você terá acesso à cozinha e dá pra economizar nas refeições.
4 – Refeições
Mas como assim?1 Eonomizar nas refeições?! Sim, dá pra economizar na hora de comer.


O primeiro ponto é colocar a mão na massa sempre que possível. Quando não for possível, faça refeições bem no estilo piquenique com produtos adquiridos no supermercado. Dá pra fazer um banquete com pães, frios, salada e muita mais por muito menos. Com essa economia dá até pra rolar um vinho nesse banquete.
Outra dica importante, leve sempre um snack na bolsa. E na hora de escolher um restaurante para comer pesquise bem. Evite lugares que cobram mais do que o válido para uma refeição.
Fique sempre atento aos pratos do dia ou menus que venham completo, geralmente saem mais em conta. Pesquise bem, e tente fugir de lugares muito turísticos, são em sua maioria mais caros.
5 – Transporte
Na hora de se locomover de uma atração à outra, esqueça Uber ou taxi, a não ser que realmente seja necessário. Vá de transporte público sempre que possível.


Além disso considere outras opções como sistemas de compartilhamento de bicicletas que podem ser mais em conta e melhor do que ficar enfiada em um carro/ônibus presa no trânsito.
Por último, mas não menos importante, opte por caminhar sempre que possível, além de não pagar coisa alguma você corre o risco de se deparar com lugares inesperados e charmosos pelo caminho.
6 – Eventos e atrações gratuitas
Dá pra se divertir e explorar o destino sem gastar nem um centavo, só precisa se programar. Pesquise bastante e você se surpreenderá com eventos e lugares interessantes que você pode ir sem pagar entrada.
Tem cidades com uma lista extensa de atrações e eventos gratuitos. Londres, por exemplo, tem gratuidade para a grande maioria dos museus da cidade, fora os mercados, igrejas e parques.
Mesmo em alguns casos, atrações famosas possuem um dia de entrada livre, como é o caso do Louvre e até o Palácio de Versailles na França. Então, pesquise muito antes de chegar ao destino. Ah, e não se esqueça que os parques também são uma boa pedida, dá pra fazer muita coisa e ainda de quebra quem sabe não tropeçar em um evento gratuito como já aconteceu comigo.


Sei que pode parecer muita coisa, mas com certeza vale a pena, ainda mais se essa economia significa que você possa viajar mais vezes. Talvez até consiga fazer aquela viagem que você tanto sonha caber no seu orçamento. O importante mesmo é poder viajar e explorar diferentes mundo e culturas, e com planejamento dá sim pra conhecer mais lugares.
*Imagens by Pixabay