Muito se ouve sobre a China, na área política e econômica pelo menos, mas no âmbito turístico não se pode dizer o mesmo. Acredito que, se comparado a lugares famosos internacionalmente, o turismo de estrangeiros na China não chega a ser um número bastante expressivo.
Não parece haver um investimento massivo na atração do turismo internacional, pelo menos é essa minha impressão. O mesmo não se pode dizer sobre o turismo de negócios, o que não é surpresa já que o país é a segunda maior economia do mundo e está em constante crescimento.
Eu, particularmente, nunca tinha pensado em visitar e China, tinha outros países em mente com relação à Ásia. Mas o destino acabou me empurrando pra esse país, um lugar que pra mim era uma incógnita.
Não sabia o que esperar de um país ‘comunista’, com língua e cultura tão diferente de todos os lugares por mim já visitados. Mas já adianto pra vocês, espere caos, gente pra todo lado, muita gente, e barulho.
Paciência é Essencial
Sim, acho que não é uma grande surpresa. A China é um lugar caótico e barulhento como muitos outros países na Ásia, afinal são mais de 1 bilhão de habitantes. Se prepare pra encarar filas e pontos turísticos lotados. O turismo doméstico é frenético.
Logo, vá preparado para se deparar com uma multidão, especialmente se for algum feriado chinês. Dose alta de paciência é com certeza requisito básico na mala se você pretende visitar a China.


Transporte
Uma coisa que me surpreendeu bastante foi a facilidade de locomoção. Transitar em uma cidade grande, ou mesmo entre cidades, é relativamente fácil. As placas de trânsito e de direção nas ruas e metrôs têm versões em inglês bem como anúncios em outras línguas.
Acredito que não terá dificuldade, se você já foi em qualquer cidade grande ao redor do mundo.
Com referência ao transporte entre cidades, o mesmo também é surpreendente. Os trens de alta velocidade conectam as cidades nesse enorme país, além de voos disponíveis pra vários lugares. No geral, é mais barato viajar de trem, mas na hora de adquirir um ticket tenha certeza que é um trem de alta velocidade.
Acho que não vai querer passar horas e horas, ou até dias em um trem normal. O trem bala é bem equipado, com equipe de limpeza, banheiros, bebedouros e um bar com snacks. Um detalhe, os bebedouros em sua maioria tem água quente disponível, já que é um costume chinês beber água quente.
É possível encontrar bebedouros nas estações de trem e aeroportos, e em alguns casos você encontrará somente água quente.
Cidades e atrações
Cidades e atrações para todos os gostos não vão faltar. A China mistura moderno e antiguidade com uma facilidade incrível. Além, é claro, um número enorme de belezas naturais para visitar. História, templos, parques, arquitetura, ruínas, montanhas, praias, não importa o que esteja procurando você com certeza pode encontrar na China.


Visitar a China com certeza é uma experiência única. Testemunhar a diferença cultural das várias regiões, explorar ruas comerciais, ruas histórica, bem como a culinária local, se você é corajoso suficiente, é indescritível. Mas cuidado, se você não tem tolerância com a pimenta, é melhor evitar.
O Famoso KTV
Uma parada obrigatória é o famoso KTV. Não deixe de explorar as salas de karaokê, você irá amar. Eu tinha um certo receio até que experimentei uma vez com uma turma de amigos e me viciei. Festas de aniversário, final de noite, ano novo, qualquer ocasião pede um KTV.
Ao contrário do que pensamos, o ambiente do karaokê é bem reservado e nada mais é que uma sala de festas. Você vai ter um espaço privado pra você e seus amigos. Não se paga pela sala, mas existe um consumo mínimo. Com certeza vale a pena conhecer.

Buscando o familiar
E, se depois disso tudo, um dia de exploração por ruas e ruelas, lojas e templos, montanhas e praias, se sentir cansado do barulho, do caos, da língua, ou talvez esteja se sentindo em outro mundo, com saudade de casa, você não terá dificuldades de achar um lugar com uma certa familiaridade nas grandes cidades como Beijing e Shanghai.
Nas grandes cidades chinesas é possível encontrar lugares que são ponto de encontro de expats. Você encontra bares, restaurantes, e outros estabelecimentos com uma cara mais ocidental. Lugares com comida e bebida mais familiar, e por alguns momentos dá até pra esquecer que você está no oriente.
A China com certeza é um país de contradições e diferenças gritantes, um país imenso em população e território, um lugar para vários gostos e desgostos.
Se você estiver aberto ao novo, ao diferente, ao bizarro, com certeza irá adorar explorar cada canto desse país que pra muitos ainda é uma incógnita. Coloque uma dose extra de paciência e coragem na mala e vá se surpreender.