Coréia do Sul, terra do K-pop, que vem se alastrando mundo a fora, até o Coldplay se rendeu ao charme do gênero e lançou uma música em parceria com o BTS. Além da música, uma crescente onda de séries e filmes coreanos vêm chegando por aqui e fazendo sucesso, incluindo Round6. Isso, sem mencionar o ganhador do Oscar, Parasita.
Eu, particularmente, não sou fã de K-pop e, ainda, não me rendi aos encantos cinematográficos da Coréia do Sul. Confesso que já assisti algumas séries e que gostei. No entanto, meu fascínio com relação ao país é relacionado ao charme e a mistura envolvendo o antigo e o moderno. Para quem não sabe Seoul é a capital da Coréia do Sul. Uma cidade encantadora, com muita história e riqueza única.
A capital é um lugar envolvente, com seus mercados, shoppings, bares, restaurantes, palácios e tantas outras atrações. Um lugar vibrante com seus prédios e luzes neons, mas ao mesmo tempo um lugar de contemplação com seus palácios e vilas históricas.
Eu sempre me surpreendo de poder olhar em lados opostos de uma mesma rua e visualizar prédios e arquitetura de centenas de anos de um lado. E olhar do outro lado da rua e deparar com prédios e arquitetura moderna. Adoro aqueles cantinhos que se ‘recusam’ a ceder, que estão ali pra estampar a história do lugar.
Além da admiração pela arquitetura local, eu me surpreendi com com sua comida. Confesso que tenho um certo preconceito com comida asiática, especialmente quando o assunto é pimenta. Acho que eles exageram na mão quando o assunto é tempero.
Tirando um prato, que parece um nhoque, que eu não consegui comer pois estava pra lá de picante, eu me dei bem com todo o resto. Quero dizer, o resto que eu provei. Afinal, não tive coragem de provar algum dos pratos no mercado. Mas fica a dica, se assim como eu, você não é muito tolerante à pimenta, escolha bem o seu prato na hora de pedir comida.
No geral, Seoul é uma cidade super fácil de navegar. Saindo do aeroporto, você consegue chegar até o centro da cidade de metro. Tanto o sistema de metro quanto o de ônibus funcionam maravilhosamente bem. Eu só usei o transporte público e não tive problemas nenhum.
Para finalizar, um ponto importante é quando ir. Se você não é acostumado com frio, eu aconselho evitar o inverno (dezembro a março). As temperaturas nesse período podem ser extremamente baixas. Além do frio, outra época para evitar é o período de monções (junho a agosto).
Minha visita foi bem rápida, 4 dias. Visitei a cidade em Janeiro, inverno local, o que pra ser sincera não foi muito agradável. A temperatura negativa me desanimou um pouco de ficar explorando cada canto da cidade.
Apesar disso, me forcei a dar uma explorada e visitei alguns lugares fascinantes, que compartilho com você no post ‘5 Atrações Imperdíveis em Seoul’.
*Imagens arquivo pessoal e Pixabay