Caos, barulho, buzina, congestionamento, desequilíbrio, desigualdade, luxo, todas essas palavras me vem na mente quando penso em Tirana. A capital da Albânia é a maior cidade do país e mais da metade da população escolheu a cidade pra chamar de casa.
Com essa informação, acredito que seja compreensível todo os caos e barulho. No entanto, é muito mais que isso. Se levarmos em consideração as circunstancias históricas e o fato de terem aberto recentemente, a impressão que dá é que a cidade “corre pra alcançar o resto do mundo”.
Logo Tirana é com certeza uma cidade e contrastes. Nas ruas você se depara com prédios sem manutenção e sem pintura do lado de lojas luxuosas e prédios modernos. Tudo isso lado a lado, na mesma rua, na mesma região.
Uma cidade que busca alcançar o tão sonhado progresso do mundo capitalista. Consequentemente, o que não falta no landscape são construções de projetos grandiosos, particulares e do governo. Não existe uma harmonia entre as construções, é como se não houvesse um planejamento urbano.
Pra fechar com chave de ouro, o transito é caótico e barulhento. Os carros estacionam na via mesmo e mesmo com semáforo é preciso de um guarda de trânsito para tentar organizar o transito. Eu, sinceramente não tentaria alugar um carro e dirigir na cidade e muito menos me arriscaria em uma bicicleta. Mas se você gosta de aventura, super recomendo.
Apesar das impressões que não parecem ser exatamente positivas, não significa que Tirana seja ruim. Exatamente o contrário. É esse contraste que torna a cidade fascinante. Ela consegue misturar passado, presente e futuro; simplicidade, riqueza e pobreza; desenvolvimento e atraso. Esse contraste, essa mistura é exatamente o que torna a capital da Albânia tão atraente e interessante. Uma cidade vibrante e jovem. Uma cidade que vale a visita.
Pensando em visitar a capital da Albânia, vem ler “Tirana – Overview” com informações importantes sobre a cidade.