A capital Tcheca é famosa por ser uma capital europeia barata. Afinal, quem nunca ouviu que a cerveja na cidade é mais barata que água. Para alguns isso é um atrativo a mais. Não pra mim, pra quem não sabe, eu não bebo cerveja.
Então, não foi o preço da cerveja que me levou à visitar Praga. Apesar de o fato de ser um destino barato ter sido um fator considerado na decisão.
Visitei o destino no inverno, que não é nada agradável na cidade. Estava congelante e teve dias que peguei neve, mas isso não me atrapalhou a explorar a cidade.
Praga tem muito a oferecer, não só pra quem curte festa e cerveja. É um destino cultural e histórico e existem inúmeras atrações pra você visitar.
Devido a boa localização da minha estadia, eu explorei a cidade à pé. No entanto, eu sou uma pessoa que gosta de andar pela cidade. Se você não é como eu eu recomendo o uso do transporte público que parece ser bem eficiente.
Onde ficar
Eu recomendo ficar na Cidade Velha. O hostel que fiquei fica na Wenceslau Square é bem perto do relógio astronômico e a uma distancia curta de vários restaurantes, bares e atrações.
O hostel é um bom lugar pela localização, e se você quer um hostel que não tenha aquela atmosfera festeira melhor ainda.
Deixo aqui algumas recomendações:
1- Hostel Bunker Factory: esse é o hostel que eu fiquei. Ele tem avaliação 8,2 no Booking, é limpo e bem localizado. As camas nos dormitórios tem uma cortina pra que você tenha uma certa privacidade.
2 – Residence BENE: hotel 3 estrelas com avaliação 8,7 no Booking. Ótima localização, limpo e funcionários agradáveis e prestativos.
3 – Grand Hotel Bohemia: hotel 5 estrelas com avaliação 9,1 no Booking. Ótima localização, funcionários prestativos e ótimo café da manhã.
Onde comer e beber
O que não falta em Praga são opções de restaurantes com maravilhas da comida Checa e bebidas, além de ser bem barato. Se perca pelas feiras gastronômicas espalhadas pela cidade, são imperdíveis. Opções de bares com a cerveja mais barata que água também não vão faltar. E, não deixe de experimentar o vinho quente deles, se você for no inverno é claro.
Deixo aqui algumas recomendações:
1 – Restaurante Rudolfina: comida típica e com bom preços.
2 – Restaurante Kolkovna: comída típica e com preços bons, existem vários espalhados pela capital.
3 – Hany Bany: bar universitário com cerveja e comida barata e frequentado mais por locais que turistas.
Transporte
Quando o assunto é se locomover na cidade, eu diria que a melhor opção é caminhar. A maioria das atrações são relativamente próximas umas das outras.
Mas se você não é fã de caminhadas, longas ou curtas, o transporte público é uma boa opção. Ele conta com metro, tram e ônibus. O valor varia de acordo com o tipo de ticket que pode ser comprado para viagens de 30 minutos a 72 horas.
Para mais informações sobre o transporte público em Praga, clique aqui.
Neste post eu cobri o básico sobre Praga. Para saber mais sobre as atrações da cidade leia o post “10 Atrações para Visitar em Praga“.
Para resumir, Praga é uma cidade barata. Compensa a visita não só para os amantes de cerveja, mas para aqueles que gostem de cultura e história. É uma cidade receptiva e de fácil acesso seja à pé ou de transporte público.
A maioria dos estabelecimentos aceita pagamentos em Euro, mas vão te devolver o troco na moeda local. Não deixe de experimentar os restaurantes de comida local e visitar as feiras gastronômicas.
Se você não se adapta bem ao frio eu evitaria a cidade no inverno. As temperaturas são baixas e você pode enfrentar chuva e neve. Se isso não é problema pra você, venha bem agasalhado.