Um overview de Belgrado

A capital da Sérvia é um lugar inesperadamente fascinante, eu não tinha muito expectativa quanto ao que iria ou não iria achar da cidade, acho que isso pode ter ajudado um pouco. Quando não temos expectativas as surpresas sempre são melhores.

Chegando no aeroporto já me assustei um pouco com a estrutura do aeroporto na saída. Está em reforma então está bem caótico. Logo depois vem as pessoas pra oferecer taxi e outros transportes. Como eu já tinha sido avisada, e como esperado eles queriam cobrar o dobro do preço de uma viagem até a cidade. O valor normal seria entre 15 e 20 Euros, eles queriam me cobrar 40.

Está com viagem marcada? Adquira seu seguro-viagem aqui.

Mas no geral, o que esperar de Belgrado?

Acho que a resposta a essa pergunta depende muito de quando você visita e do clima. No verão é quente e, com muitas cidades com invernos rigoroso e longo, a cidade é vibrante. Muita gente andando pelas ruas, parques, restaurantes, cafés e bares. Muita coisa acontecendo, festivais, música, etc. Enfim, a cidade vibra calor e agitação.

Não me atrevo a dizer que a vibe seria a mesma no inverno. Então, só posso falar do que presenciei, e Belgrado no verão é cheia de vida e fascinante. Passear pelas ruas, parques, igrejas, museus, seja caminhando, de bicicleta ou de e-scooter é com certeza maravilhoso. Mas se for no ápice do verão, se prepare para temperaturas altas. Inesperado para mim, eu cheguei a pegar dias com temperatura de 37ºC.


Seguros Promo

Onde ficar?

Para quem está vindo pra ficar pouco tempo na cidade a melhor opção seria no centro de Belgrado ou no centro histórico (Dorcol).

Nessa área você encontra várias opções de restaurantes, bares e cafés. É nessa área que dá pra fazer a maior parte das atividades e visitar várias atrações sem precisar usar transporte público.

Deixo aqui pra você algumas opções de hotel.

The Location: hotel 4 estrelas com ótima localização e avaliação 9.3 no Booking.

Mama Shelter: hotel 4 estrelas com ótima localização e avaliação 8.9 no Booking. O hotel tem uma decoração moderna e um terraço com uma vista magnifica.

Hotel Moskva: Hotel 4 estrelas com ótima localização e avaliação 9.0 no Booking. O hotel é um landmark da cidade por ser um dos mais antigos ainda em operação.



Transporte

Como já mencionei, tenha cuidado com o valor do taxi quando sair do aeroporto. Mas tirando isso, na maioria das vezes, se você precisar usar o taxi dentro da cidade a cobrança é normal. Não tem Uber na Sérvia, eles têm um outro aplicativo, mas me disseram que costuma ser mais caro que o taxi.

Quanto ao transporte público, em Belgrado não tem metro. Para andar pela cidade você pode usar o ônibus, tram ou o bondinho. Na maior parte do dia o transporte público parece ser vazio, nos horários de pico nem tanto.

Eu não consegui pagar pelo ônibus nenhuma das vezes que usei. Tentei comprar a passagem diretamente com o motorista ou nos quiosques, não deu certo. Aparentemente ninguém paga pela passagem. Para conhecimento o valor da passagem pra 90 minutos é 89 dinars, o que dá menos de R$4,00. Tem a opção de adquirir o passe diário que é mais caro.

Dinheiro

A moeda da Sérvia é o Dinar, você não consegue comprar a moeda no Brasil. Para o dinheiro em espécie, que você vai precisar, traga Euro.

Muitos lugares não aceitam cartão, então tenha dinheiro em espécie. Alguns lugares aceitam pagamento em Euro.

Para a minha viagem estou usando o cartão da Wise, que você pode manter diferentes moedas e não precisa trocar tudo de uma vez. Se você ainda não tem uma conta da Wise, clique aqui.

Outra opção seria um cartão viagem da Confidence Câmbio, dessa maneira você não carrega muito dinheiro em espécie e pode fazer recargas online. Acesse o site da Confidence aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *