Um Pôr Do Sol Imperdível

A Saída Para o Morro do Ernesto

Mais uma tarde de domingo quente em Campo Grande, novidade nenhuma, o grupo que ficou de nos acompanhar ao Morro do Ernesto cancela o passeio. Apesar de não gostar de dirigir minha prima decide que vamos só nós duas. A primeira vez tanto pra ela, que mora na cidade, quanto pra mim.

Já na saída nos deparamos com um fato inesperado, o morro fica a pelo menos 40 minutos, não os 15 minutos informados pelos amigos. Sem problemas, temos tempo suficiente pois nossa intenção é ver o pôr do sol. Já fora da cidade nos deparamos com a surpresa número dois, estrada de terra.

Não é uma boa notícia pra quem não gosta de dirigir. Continuamos nosso caminho, guiadas pelo GPS, sem saber muito bem o que esperar. Seguimos pela estrada de terra até chegar ao local do morro. Uma fazenda, onde pagamos a entrada, de R$20,00, e recebemos instruções básicas sobre o local.

Descobrimos que além da trilha pro topo do morro tem uma opção de trilha com três cachoeiras. O que pra nós, infelizmente, não faz diferença. Pelo horário já não dá mais pra aproveitar as cachoeiras e o pôr do sol do alto do morro.

Seguimos fazenda adentro até o estacionamento. De acordo com o panfleto, dado na entrada, a subida é de aproximadamente 50 minutos – 2,5 km. O que não é problema, viemos preparadas com roupas apropriadas, tênis de caminhada e água pra beber. Bora ver esse pôr do sol então.

Rumo ao Topo

A subida é por uma estrada de terra íngreme. Não chega a ser uma subida difícil, mas não é exatamente fácil. Subimos em meio à vegetação, som de água passando e dos animais na mata. E mesmo antes de chegar ao topo estou contente por termos ido.

Eis que, 40 minutos depois, chegamos ao topo. Não tem muita gente lá. Nos damos um tempo pra absorver e apreciar a vista. Uma vista linda, natureza e morros, o céu azul, o sol. Tudo parece perfeito, e a primeira coisa que vem à minha mente é do quanto me sinto abençoada por estar ali. Agradeço por tudo, feliz de termos ido.

Morro do Ernesto
Morro do Ernesto

Tirando algumas fotos e nos sentamos pra relaxar e apreciar a vista. Aos poucos o lugar vai se enchendo, mais gente chegando pra ver o pôr do sol. Grupos de amigos, casais, famílias inteiras, todos interessados num cantinho do morro pra sentar e tirar fotos.

Um grupo de amigos parece bem mais interessado em tirar várias selfies do que apreciar a vista, e não consigo parar de pensar no quanto essa nossa geração perde. E, assim, aos poucos o sol se vai e o céu se transforma.

O momento de conexão com a natureza vai se aproximando do fim e é chegada a hora de descermos. Descemos felizes por termos decidido ir, mesmo sozinhas, gratas pela benção. Um passeio que não foi exatamente como esperávamos. Foi, na verdade, muito melhor do que nossas expectativas.

Morro do Ernesto

O contato com a natureza, estar ao ar livre, a atividade física e ter a oportunidade de ver a beleza do pôr do sol, com certeza vale a pena. Então, se estiver passando por Campo Grande não deixe de conferir o Morro do Ernesto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *